top of page
bg roxao.png
ícone audição
Mariana Diniz

Me chamo Mariana e sou formada como Bacharel em Psicologia. Após a faculdade segui me especializando e, atualmente, tenho me aprofundado na área de Terapia Familiar Sistêmica, abordagem que adoto em meus atendimentos clínicos.

  • Instagram Mariana Diniz

propósito

​O meu propósito  enquanto profissional é oferecer um espaço de escuta, acolhimento, crescimento e desenvolvimento emocional. Desta forma, viso auxiliar na promoção de autocuidado, autoestima e no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao autoconhecimento, possibilitando assim a autonomia do sujeito, um despertar a consciência acerca das responsabilidades e escolhas estimulando a mudança em pautas disfuncionais de suas vivências.

a quem ofereço?

Este serviço tem o intuito de englobar todos aqueles que desejam caminhar em conjunto em direção a construção do autoconhecimento, não necessariamente precisa existir algum sofrimento emocional e/ou adoecimento, pensando assim na psicoterapia como uma busca preventiva.O público atendido por mim englobam: adolescentes, adultos e idosos, bem como casais e famílias.

qual o sentido da escuta na psicoterapia?

Muitas vezes, por conta de nossa rotina ou estilo de vida, não estamos habituados a parar e perceber o ambiente que nos cerca, muito menos o que estamos pensando, sentindo ou até mesmo fazendo. A palavra perceber significa tomar consciência de algo, por meio dos nossos sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato). Esta falta de percepção nos leva a um movimento automático de levar a vida, o que nos distancia muitas vezes dessa interação com nossos cinco sentidos. A psicoterapia pode ser uma das prática para nos fazer retomar e/ou apreender está percepção.A escuta, na prática da psicoterapia, envolve um ouvir diferenciado, pois quem escuta e quem fala se abrem à experiência de interação, produzindo novos significados e a possibilidade de ampliar nosso pensar, sentir e agir. Escutar é uma via de mão dupla e acontece na relação, no contato com o outro, é preciso se dizer e ser escutado para poder se escutar o que se diz.Nesse contexto, a escuta apresenta-se como uma estratégia de comunicação essencial para a compreensão do outro, pois é uma atitude positiva de contato, interesse e respeito, sendo assim terapêutica. Este sentido humano passa a valorizar a pessoa como um sujeito com capacidades desenvolvidas e a se desenvolver.

no que consiste a abordagem sistêmica?

A Terapia Sistêmica compreende o indivíduo em suas relações e interações, entendendo que o indivíduo e o ambiente - onde este vive e convive - estão diretamente relacionados, isto é, ambos evoluem simultaneamente e mudam reciprocamente.De forma a ilustrar esta dinâmica, pense no funcionamento de uma máquina que possui diversas engrenagens. Pois bem, caso uma destas engrenagens apresente uma falha (de qualquer natureza, falta de óleo, quebra de um pedaço etc.), a máquina como um todo irá apresentar dificuldades em manter seu funcionamento habitual. Será necessário um “reparo” nesta peça ou então uma readaptação da máquina para que passe a funcionar desta nova forma.O funcionamento sistêmico se dá de forma similar. Por exemplo, quando um indivíduo da família adoece, o sistema familiar como um todo adoece junto, cada qual com suas singularidades e intensidades diferentes. Todos, portanto, passam a funcionar em função deste adoecimento. Não apenas em função da doença, mas em função de diversas especificidades que existem neste sujeito.

bottom of page